Casa » Beleza e cuidados com o corpo » Perfumes e eau de cologne » Qual é a diferença entre Lycra e elastano?

Qual é a diferença entre Lycra e elastano?

Categoria: Perfumes e eau de cologneVistas: 75

O tecido sintético usado para fazer roupas de elástica é comumente referido como o elastano e Lycra. DuPont criou o termo Lycra como uma marca para sua elastano, e agora os termos tornaram-se intercambiáveis. Muito, como quando uma pessoa chama todos os tecidos “Kleenex”, muitas pessoas chamam todos spandex “Lycra”. Elastano também pode ser chamado de “elastano,” especialmente na Europa.

Lycra e roupas de Spandex

O mais popular roupas feitas de Lycra (elastano) exemplos de exercício e esportes roupas como ternos molhados, maiôs e shorts de bicicleta. Trajes de dança e outros equipamentos esportivos geralmente contêm o material também. Cuecas, sutiãs, meias e leggings frequentemente contenham elastano, como calças que esticar ou se agarram ao corpo. O material encontra-se a tag de um artigo de vestuário como elastano, Lycra ou elastano dependendo da fonte e localização do material.

Composição

Os copolímeros sintéticos usados para criar elastano são forte e elástico, como borracha, mas mais forte e mais flexível. O tecido é muitas vezes fina mas resistente ou duradouro. Em altas temperaturas, elastano derreterão como o plástico. Elastano é originalmente branco, então corantes coloridos são adicionados para criar uma variedade de cores. Elastano também pode ser misturado com outros tecidos para criar variadas consistências e texturas.

História

Durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas desenvolveram alternativas para borracha, tais como o nylon e poliuretano. Em 1962, a DuPont criou um peso mais leve e a alternativa mais elástica de borracha (elastano) e nomeou-a Lycra. DuPont Lycra (agora sob a empresa Invista) continua a ser a marca mais popular e difundida de spandex.

Benefícios

Elasticidade e durabilidade são os principais benefícios do material spandex. Roupas de spandex podem ser usada em situações quando o movimento é necessário ou mais confortável, enquanto outros tecidos, como jeans ou couro restringir o movimento. Elastano também mantém a sua forma original, assim dura mais tempo do que muitos outros tecidos, como algodão.

Considerações sobre

Ao comprar a roupa, olhe a marca para determinar qual é a porcentagem do tecido é feita de elastano (ou Lycra). Quanto maior a porcentagem, mais apertado o vestuário. Roupa que é de 70% ou mais elastano não deve ser colocado no secador, ou deve ser seca ao ar sem calor, para evitar danos.